Prevenção às deficiências: APAE Batatais intensifica orientações à população na próxima semana



Serviço de Habilitação e Reabilitação em Psicologia.

 

A APAE Batatais intensificará, na próxima semana, as ações de orientação à população sobre os fatores de riscos que podem causar deficiências e formas para preveni-las. A iniciativa faz parte da ‘Semana de Prevenção a Deficiências’, que acontece anualmente, no período de 21 a 28 de agosto.

A pandemia do novo coronavírus alterou a programação que acontece há 29 anos. A suspensão da Campanha dos Escolares – que realiza exames auditivos em alunos do primeiro ano do ensino fundamental das escolas batataenses - foi uma delas, uma vez que as aulas seguem suspensas em todo o Estado de São Paulo.

Entre as atividades mantidas está a participação dos profissionais da área de prevenção em programas de entrevistas nos meios de comunicação locais e vídeos nas plataformas digitais da instituição, na internet, para orientar a população sobre medidas de prevenção e esclarecimentos de dúvidas relativas a deficiências.

De acordo com a coordenadora da área da saúde, Patrícia Rocha, o foco de atuação do Serviço de Prevenção a Deficiências está na prevenção primária, por meio da Avaliação Genética. Isso porque, desde o final de 2019, a instituição não mais realiza o Teste da Orelhinha, hoje responsabilidade da Santa Casa de Batatais, de acordo com a Lei Federal nº 12.303/2010.

Com o intuito de otimizar o atendimento às mães, o Teste do Pezinho, antes realizado pela APAE, também passou a ser realizado no hospital. “Nossas equipes trabalharam alinhadas para promover um atendimento mais humanizado. Assim, a Santa Casa assumiu a Triagem Neonatal, sem que houvesse perda na qualidade dos serviços e garantindo segurança na detecção de deficiências”, explica a coordenadora.

Atualmente a Santa Casa colhe o Teste do Pezinho, envia para o HC – que analisa o sangue e detecta possíveis doenças – e o resultado é retirado na APAE, onde o bebê passa pelo Serviço de Avaliação Genética com uma geneticista, especialidade médica exclusiva da instituição.

“É realizada uma avaliação clínica funcional completa no bebê e qualquer sintoma ou característica que possa indicar uma deficiência, o recém-nascido é encaminhado para uma avaliação mais detalhada, quando inicia-se o acompanhamento. Quanto mais rápido a gente identifica, mais rápido a gente intervém”, acrescenta. Também é realizado na APAE o monitoramento auditivo de bebês que apresentam deficiência auditiva ou fatores de risco identificados na Triagem Neonatal.

De acordo com números do setor, no último ano passaram pelo Serviço de Prevenção 767 recém-nascidos. “Nem todos comparecem na avaliação genética que acontece um mês após o nascimento, mas temos hoje uma cobertura maior que 80% entre os bebês. A intervenção precoce é muito importante porque consegue minimizar parte dos sintomas e até extinguir deficiências em crianças“, explica Patrícia.

Também em 2019, 550 alunos realizaram a triagem auditiva durante a Campanha dos Escolares. Os casos que apresentaram alterações tiveram a continuidade do tratamento no CER III (Centro Especializado em Reabilitação) da APAE, responsável pela avaliação, acompanhamento e tratamento auditivo de pessoas de Batatais e municípios da região.

A coordenadora acrescenta que as ações de prevenção da APAE Batatais se estendem às demais faixas etárias, uma vez que a deficiência pode ser adquirida ao longo da vida. “Temos uma atenção especial com as pessoas idosas, orientando sobre obstáculos e distúrbios de equilíbrio que podem levar a quedas. Fazemos aconselhamento genético para futuros pais e acompanhamos as pessoas com deficiência na instituição, evitando comorbidades que possam causar impactos negativos no diagnóstico”, finaliza Patrícia.

Quem quiser ajudar o Serviço de Prevenção da APAE Batatais, assim como os demais serviços, basta entrar em contato pelo telefone (16) 3661-6000. Neste momento de pandemia a instituição tem uma demanda maior por EPI’s, itens de higiene pessoal e alimentos, para suprir necessidades internas e também das famílias atendidas.

SAIBA COMO AJUDAR:


DOAÇÃO FAÇA MAIS

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A APAE BATATAIS ?
LIGUE PARA GENTE: (16) 3661-6000

Facebook APAE Batatais Twitter APAE Batatais Twitter APAE Batatais Twitter APAE Batatais

© Copyright 2018 APAE Batatais - Todos os direitos reservados