Prevenção: APAE Batatais divulga números da Campanha dos Escolares 2019



Fonoaudióloga da APAE Batatais durante a triagem auditiva.

A equipe de prevenção às deficiências da APAE Batatais divulgou nesta quarta-feira, 21, os números dos atendimentos ocorridos durante a Campanha dos Escolares, realizada entre os dias 12 e 16 de agosto. A iniciativa acontece anualmente e, em 2019, realizou exames auditivos em alunos do primeiro ano do ensino fundamental das escolas das redes pública e privada do município.

Em 2019, 584 alunos compareceram à triagem e realizaram a avaliação, o que representa uma cobertura de 93% do público-alvo, 2% a mais que no ano anterior. Do total avaliado, 69 alunos apresentaram alterações e, na próxima semana, serão atendidos pelo otorrinolaringologista da APAE.

No ano passado, 610 estudantes participaram da campanha. Do total avaliado, 420 apresentaram resultados normais e obtiveram alta; e 190 apresentaram resultados alterados e foram encaminhados para especialistas. 

Thais Bonicenha, fonoaudióloga da instituição ressalta que a triagem não determina um diagnóstico. “O exame aponta possíveis intercorrências que possam prejudicar o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos”, destaca.

A Campanha dos Escolares é uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, de Educação e CER III APAE Batatais e, desde 2002, já atendeu mais de sete mil estudantes. 

Serviço de Prevenção

O Serviço de Prevenção da APAE Batatais atua em ações focadas, principalmente, em prevenção primária. Todos os recém-nascidos do município passam pela triagem neonatal que contempla a coleta de material para o Exame do Pezinho, Exame da Orelhinha e Exame do Olhinho; consulta genética, aconselhamento genético e o acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças de 0 a 6 anos que apresentam fatores de risco para deficiência.

Além disso, o serviço abrange ações de educação continuada e capacitação aos profissionais da instituição, do município e da região, com o objetivo de formar agentes multiplicadores. Em 2018 o serviço de prevenção atendeu 767 bebês na Triagem Neonatal e 502 crianças, de 0 a 6 anos, foram acompanhadas pelo Projeto Família.

 

SAIBA COMO AJUDAR:


DOAÇÃO FAÇA MAIS

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A APAE BATATAIS ?
LIGUE PARA GENTE: (16) 3661-6000

Facebook APAE Batatais Twitter APAE Batatais Twitter APAE Batatais Twitter APAE Batatais

© Copyright 2018 APAE Batatais - Todos os direitos reservados