Parceria inédita entre APAE e famílias leva ‘currículo funcional’ para as férias



Coordenadora mostra 'agendas de férias' criadas pela equipe escolar.

A Escola de Educação Especial da APAE Batatais encerrou, na última sexta-feira, 28, as atividades acadêmicas do primeiro semestre. A área atendeu, no período, 91 alunos com deficiência intelectual associada a graves comprometimentos e que necessitam de apoio especializado além do ofertado na escola comum.

Durante o período de férias, a instituição executará, em parceria com familiares dos alunos atendidos, um projeto inédito que prevê a aplicação do Currículo Funcional Natural durante o período de férias. A metodologia é baseada no processo de ensino-aprendizagem de habilidades que são importantes para a vida cotidiana do aluno.

Natália Batista, coordenadora de educação da instituição, explica que a continuação da estimulação das habilidades funcionais em ambiente doméstico surgiu como uma solução, uma vez que a maior parte dos alunos não será assistida pela equipe multiprofissional.

“Os familiares foram chamados para reuniões com o objetivo de relatarem as rotinas de seus filhos no período e, a partir do que foi exposto, desenvolveu uma ‘agenda de férias’ composta por atividades diárias, educativas, de cuidado com a casa, entre outras, sempre respeitando as particularidades individuais”, conta a coordenadora.

O objetivo da proposta é que os alunos, em especial os mais novos, não apresentem perdas ou regressões devido à falta de estimulação. Para Natália, a participação da família nesse processo será essencial. “Eles nos ajudarão a dar continuidade às metodologias de aprendizagem durante as férias. Além disso, será importante para que os familiares compreendam mais as capacidades e potencialidades de seus filhos, e compartilhem momentos prazerosos e de interação socioafetiva”, ressalta a coordenadora.

A efetividade da proposta será acompanhada por uma equipe escolar, que realizará visitas domiciliares, durante o período, para acompanhar a execução, dar orientações e acolher demandas das famílias.

SAIBA COMO AJUDAR:


DOAÇÃO FAÇA MAIS

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A APAE BATATAIS ?
LIGUE PARA GENTE: (16) 3661-6000

Facebook APAE Batatais Twitter APAE Batatais Twitter APAE Batatais Twitter APAE Batatais

© Copyright 2018 APAE Batatais - Todos os direitos reservados