Movimento apaeano celebra mês de conscientização sobre a inclusão social da pessoa com deficiência



Pessoas atendidas durante Fórum de Autodefensoria, em 2019. (Arquivo)


O movimento apaeano do estado de São Paulo celebra, neste mês, o ‘Setembro Verde’. A campanha marca o “Mês da Inclusão”, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado no dia 21 de setembro. Diferente das edições passadas, em 2020, a programação que tem a participação de diversos segmentos do município de Batatais, está suspensa por causa da pandemia do novo coronavírus.

Apesar de o atual cenário não permitir a realização de eventos, a coordenadora de assistência social da APAE Batatais, Fernanda Girardi, garante que o tema será a pauta das atividades e aulas que têm acontecido remotamente desde o início da pandemia. “Nós falaremos com as pessoas atendidas e suas famílias; orientaremos a população por meio da participação em programas de entrevistas e com algumas postagens em nossas redes sociais. É um cenário que nos impõe novos desafios”, afirma.

Para a coordenadora, a exposição do tema é imprescindível para que a comunidade tenha acesso e possa conhecer mais sobre uma pauta trabalhada diariamente nas diversas áreas da instituição. “É um assunto muito ligado à nossa missão de defender os direitos da pessoa com deficiência. O reforço dessas ações, em setembro, nos ajuda a pensarmos, enquanto sociedade, na inclusão e na importância de enxergarmos a pessoa antes da deficiência”, explica Fernanda.

Autodefensoria – Uma importante ferramenta na luta pela defesa de direitos é o Programa de Autodefensoria das APAEs. Entre as atribuições dos autodefensores está a participação nas reuniões da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração da APAE e dos Conselhos de Direitos Municipais opinando e colocando assuntos de interesse das pessoas com deficiência.

O programa contribui com a valorização da diversidade e com a promoção da dignidade das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, incentivando-as a gerenciar a própria vida dentro de suas possibilidades, potencialidades e habilidades, favorecendo a ampliação da participação social, familiar, política e comunitária.

Em 2020, as ações de autodefensoria passaram a integrar as atividades diárias da instituição, a fim de promover as ações de defesa dos direitos de forma constante e em todas as áreas da instituição.

Sobre o ‘Setembro Verde’

Lançado em 2015, o ‘Setembro Verde’ é uma iniciativa da Federação das APAES do Estado de São Paulo - FEAPAES-SP em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. A campanha marca o “Mês da Inclusão”, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado no dia 21 de setembro.

O intuito da iniciativa é sensibilizar a população e ampliar o debate sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiência. O mês foi escolhido porque representa esperança, renascimento e marca o início da Primavera. Desde 2017 o ‘Setembro Verde’ integra o calendário de eventos de Batatais de acordo com o Projeto de Lei 3678/2017.

SAIBA COMO AJUDAR:


DOAÇÃO FAÇA MAIS

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A APAE BATATAIS ?
LIGUE PARA GENTE: (16) 3661-6000

Facebook APAE Batatais Twitter APAE Batatais Twitter APAE Batatais Twitter APAE Batatais

© Copyright 2018 APAE Batatais - Todos os direitos reservados