APAE Batatais prepara atividades em comemoração ao ‘Dia do Idoso’



Idosos do Centro Dia durante apresentação musical.

A APAE Batatais realizará de 30 de setembro a 4 de outubro, a ‘Semana do Idoso’. O evento conta com uma programação composta por exposição, palestras e atividades especiais para celebrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. A maior parte das ações acontecerá no Centro Dia, local onde a APAE Batatais atende 35 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos com deficiência ou com algum grau de dependência.

A programação tem início na manhã da próxima segunda-feira, 30, com a abertura da exposição ‘Movimento dos sentimentos’ e exibição do filme ‘E se vivêssemos todos juntos?’. No período da tarde, os idosos participarão do ‘Dia da Beleza’, realizado simultaneamente no salão de estética do Centro Universitário Claretiano e no salão de beleza do Centro de Formação e Qualificação Profissional da APAE.

Na terça-feira, 1º, Dia do Idoso, as pessoas atendidas assistirão, nos períodos da manhã e tarde, a uma roda de viola que tem como objetivo favorecer o lazer e a socialização por meio da música, com o Violeiro Diego. No período da tarde, ainda está prevista uma visita ao projeto Oficina de Talentos, para que os idosos conheçam o trabalho de costura artesanal.

A programação segue na quarta-feira, às 9h, com a palestra aberta aos familiares “Alterações sensoriais e melhorias do aporte nutricional na 3ª idade”, que será ministrada pela nutricionista Kelly Toledo. Uma apresentação do Projeto Guri – Polo Batatais animará os atendidos no período da tarde.

Para a quinta-feira, 3, duas atividades estão programadas. Uma palestra, às 9h, discutirá o tema “Envelhecimento e Demências”. A atividade é aberta ao público. Já às 13h, atendidos e familiares poderão participar da “Culinária com a família”. A programação encerra-se na sexta-feira, 4, com atividades recreativas com a educadora física, Larissa Azevedo.

De acordo com a coordenadora de assistência social da APAE Batatais, Fernanda Girardi, a Semana do Idoso tem como objetivo destacar a importância da convivência e estimular a interação e os cuidados à pessoa idosa. “Não só o público-alvo da campanha, mas a família e a comunidade precisam compreender que os idosos com deficiência necessitam de cuidados diferenciados, que vão interferir diretamente na qualidade de vida desses indivíduos”, conclui.

Sobre o Centro Dia do Idoso

Fundado em 2003, o Centro Dia do Idoso atende pessoas idosas, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social, e que dependem do auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades de vida diária. Atualmente, 35 idosos são atendidos no local. Considerando as necessidades, prioridades e vulnerabilidades apresentadas no contexto familiar em que o idoso está inserido, são ofertados atendimentos diurnos em períodos de permanência de 4 a 8 horas.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO IDOSO | DE 30/9 a 4/10

Segunda-feira | 30 de setembro

Manhã
Abertura: exposição do Movimento dos Sentimentos através do “Mosaico de Fotos”
Exibição do filme: E se vivêssemos todos juntos?

Tarde
Dia da Beleza
Salão de estética do Centro Universitário Claretiano
Salão de beleza do Centro de Formação e Qualificação Profissional da APAE – convidada Edileusa Beato

Terça-feira | 1º de outubro

Manhã
Roda de Viola com “Violeiro Diego”

Tarde
Visita ao Projeto Oficina de Talentos
Roda de Viola com “Violeiro Diego”

Quarta-feira | 2 de outubro

Manhã
Palestra: “Alterações sensoriais e melhorias do aporte nutricional na 3ª idade” - com a Nutricionista Kelly (das 9h às 10h – aberto aos familiares)

Tarde
Apresentação projeto Guri – Polo Batatais

Quinta-feira | 3 de outubro

Manhã
Mesa redonda - Palestra “Envelhecimento e Demências” (das 9h às 10h – aberto ao público)

Tarde
Atividade “Culinária com a Família” - convidada Sra. Maria (13h às 15h – aberto aos familiares)

Sexta-feira | 4 de outubro

Manhã e tarde
Atividades recreativas com educadora física Larissa Azevedo

SAIBA COMO AJUDAR:


DOAÇÃO FAÇA MAIS

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A APAE BATATAIS ?
LIGUE PARA GENTE: (16) 3661-6000

Facebook APAE Batatais Twitter APAE Batatais Twitter APAE Batatais Twitter APAE Batatais

© Copyright 2018 APAE Batatais - Todos os direitos reservados