APAE Batatais prepara ações remotas para celebrar o Dia do Idoso


                                                                                       (Foto: arquivo)

Atividades acontecerão remotamente neste ano.

A APAE Batatais preparou uma programação especial para comemorar o Dia do Idoso, celebrado na próxima quinta-feira, 1º de outubro. Como acontece todos os anos, a data será lembrada por meio de ações que acontecerão, remotamente, entre os dias 1º e 9 de outubro.

Entre as iniciativas preparadas para o público do Centro Dia do Idoso – que desde o mês de março está em casa, em isolamento motivado pelo novo coronavírus – estão uma conversa via aplicativo de mensagens sobre cuidados e sobrecarga; a exibição de um vídeo e a entrega de kits de cuidado pessoal.

Segundo a coordenadora da área de assistência social, Fernanda Girardi, a Semana do Idoso tem como objetivo destacar a importância da convivência e estimular a interação e os cuidados à pessoa idosa. “Não só a pessoa idosa, mas a família e a comunidade precisam compreender que os idosos, em especial os com deficiência, necessitam de cuidados diferenciados, que vão interferir diretamente na qualidade de vida desses indivíduos”, afirma.

Há 17 anos o Centro Dia do Idoso da APAE Batatais dedica-se ao cuidado de pessoas idosas, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade ou risco social, e que dependem do auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades de vida diária.

Atualmente, 35 idosos são atendidos no local. Considerando as necessidades, prioridades e vulnerabilidades apresentadas no contexto familiar em que o idoso está inserido, são ofertados atendimentos diurnos em períodos de permanência de 4 a 8 horas.

Desde o mês de março as atividades do local estão suspensas devido à COVID-19 e, segundo a coordenadora Fernanda, não existe uma previsão de retorno.

Pessoas idosas no Brasil - De acordo com informações da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, os idosos representam 14,3% da população brasileira, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. Em 2030, o número de pessoas idosas deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO IDOSO | DE 1º a 9 de outubro

1º de outubro
Conversa via aplicativo
“Quem ama se cuida, cuida e previne”

6 de outubro
Exibição de vídeo
Mensagem de familiares e pessoas idosas

7, 8 e 9 de outubro
Entrega de lembrancinhas
“Cuidar é gesto de amor”

SAIBA COMO AJUDAR:


DOAÇÃO FAÇA MAIS

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A APAE BATATAIS ?
LIGUE PARA GENTE: (16) 3661-6000

Facebook APAE Batatais Twitter APAE Batatais Twitter APAE Batatais Twitter APAE Batatais

© Copyright 2018 APAE Batatais - Todos os direitos reservados